Dicas para seu negócio não cair na crise – corte de custos – água

Apesar de nosso planeta ser composto por 70% de água, esse bem é mais escasso do que parece. Pouco mais de 97% do total da água pertence aos oceanos, outros 2% estão presos nas calotas polares e geleiras. Assim nos resta 1% de agua potável para consumo humano.
Depois destes dados torna-se preocupante a escassez da água, 1% realmente é muito pouco, haja vista, que a evolução da população mundial não para e os recursos naturais sim. Hoje vemos os reflexos na maior Cidade do Brasil, São Paulo; as mídias veiculam frequentemente sobre a falta d’água e o limite do volume morto e necessidade de boas chuvas para suprir os reservatórios.
Mas então o que as empresas podem fazer para economizar, pensando também na água?
Conscientizando a equipe de trabalho, e adequando o seu negócio pensando em economia e sustentabilidade, é um grande passo. Os colaboradores serão fundamentais neste planejamento estratégico.
Para empresas que oferecem chuveiro para os funcionários, “grande vilão”; a conscientização em tomar um banho mais rápido além de poupar agua ao mesmo será reflexo em sua conta de energia.
A substituição de torneiras, eliminar vazamentos e modifica-las para as temporizadas, é uma grande sacada, bem como as descargas ecológicas.
Empresas estabelecidas em prédios comerciais, é sempre bom a manutenção preventiva para prevenir de vazamentos, monitorar as instalações até de uma maneira geral, traz boa economia no futuro.
Alguns pensam que a água não é sinônimo de economia, isso pode se pensar a curto prazo. Fazendo a gestão inteligente da água, no próximo mês notarão a redução, então desafio a multiplicação desta economia por 12 (um ano) e assim pense se valeu ou não. Além disso a responsabilidade social vem com valor agregado inestimável, e com certeza seus colaboradores serão multiplicadores desta gestão em seus lares, que consequentemente serão multiplicados por um numero significativo.
Assim como uma campanha de vendas a campanha para reduzir custos se faz necessária, é importante, lançar cartilhas informativos e reuniões sobre a gestão inteligente da água, para que o assunto sempre fique em voga e consequentemente tornar rotina.
Boas economias

•Fonte: Gestão inteligente da água – Sebrae/SP ano 2015.
Marcelo Caixeta
marcelo@caisep.com.br

por marcelocaixeta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s